Educação para Paz

O que é? Quais seus objetivos? Como agir?

Desde 1999 que os técnicos e professores do Colégio Notre Dame desenvolvem o Projeto EDUCAÇÃO PARA A PAZ. A proposta pedagógica do colégio já se volta para a valorização da pessoa e para o respeito dos direitos e à integridade de cada ser no grupo social. Mas, nesse projeto específico, trabalha-se intencional e sistematicamente através de questionamentos, diálogos e ações concretas, no âmbito do colégio e da comunidade próxima, envolvendo e comprometendo todos (alunos, professores, funcionários e as famílias dos nossos alunos), num projeto de EDUCAÇÃO PARA A PAZ. Os trabalhos são (e devem ser) desenvolvidos semanalmente, nas salas de aula, nos espaços de convivência.

Convocamos, todos os educadores, integrantes das famílias, adultos e crianças, para desenvolverem, nos seus lares, nas suas escolas, nas salas de aula, atividades que promovam a paz!

São nas atitudes diárias que se pode interferir no quadro aterrorizador da violência que preocupa a sociedade atual. Sabe-se que na maioria das vezes as ações se voltam para as conseqüências e não para eliminar as causas. Os educadores não podem ficar omissos sem agir intencionalmente diante dos fatos de violência que ocorrem nas escolas e na sociedade.

O termo violência nem sempre é usado e mencionado. Há talvez um medo, um receio de estimulá-la. Prefere-se valorizar a busca da Paz e as ações que a promovam.

“Não podemos encarar a violência como algo “normal”. Não podemos, também, ter uma atitude de indiferença. Ela só é normal quando se passa com os outros. Quando se passa conosco ou com alguém próximo, deixa de ser. Quando algum de nós lê a notícia de um crime, no dia seguinte, provavelmente já nos esquecemos, mas as famílias das vítimas jamais esquecerão. A violência destroça as pessoas”. (MOLINA, Antônio Munõz.”À procura do olhar”. IN: Elle, Lisboa, março/99)

Qual a periodicidade das atividades?

O Projeto deve ser desenvolvido ao longo da nossa existência, programado a acontecer diariamente, com sedimentação de atitudes e valores diante do outro, da sociedade e da vida. É uma caminhada ética em direção a uma sociedade mais justa e pacífica.

Pretende-se construir um caminho que deve ser documentado em um material gráfico/ áudio (BT, álbum, fichário, cd, filme…) – Educação para a PAZ – como resultado das descobertas e ações promovidas nesse sentido, durante o ano. Outros materiais, conforme a seqüência proposta em cada ano, poderão ser produzidos e socializados tendo em vista a sensibilização para o problema e as mudanças sociais necessárias.

Quais as atividades e como organizá-las durante o ano?

CLIQUE AQUI E VEJA A SUGESTÃO DE CRONOGRAMA

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PROJETO

Como garantir a operacionalização das atividades?

Sugestão de algumas estratégias operacionais:

  • Criação da Comissão de Coordenação das Ações pela Paz no Colégio (Professores e Técnicos);
  • Criação do Comitê pela Paz com alunos Representantes de todas as salas/ as classes do colégio;
  • Elaboração do Estatuto/ Carta da Educação pela Paz do Colégio;
  • Apresentação periódica dos resultados das atividades desenvolvidas (Socialização dos Resultados).

Participe! Dê sua opinião! Apresente sugestões! Use o formulário abaixo e fale conosco. Não esqueça de colocar um e-mail válido e que esteja recebendo mensagens normalmente.