INTERDISCIPLINARIDADE EM TEMPO REAL

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INTERDISCIPLINARIDADE EM TEMPO REAL

DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO

FUNDAMENTAÇÃO E SISTEMÁTICA DE TRABALHO

*Waldília Neiva de Moura Santos Cordeiro

Desde 1987, que no Colégio Notre Dame, em Teresina – Piauí – Brasil, a interdisciplinaridade faz parte do seu Projeto Pedagógico, fundamentada em estudos sobre a temática e em ideias aplicadas pelos educadores, idealizadores do referido Projeto.

Os estudiosos tem constatado que a aprendizagem é um processo global. A fragmentação em áreas do conhecimento tem possibilitado científico-didaticamente o aprofundamento dos ramos da ciência e a orientação dos estudos acadêmicos. Entretanto, no aprendiz, a construção do conhecimento ocorre de forma globalizada, a partir da vivência de situações significativas, do levantamento de hipóteses e de associações teórico-práticas.

O currículo por atividade e por áreas de estudo favorece a análise do objeto de estudo pelo aprendiz, de forma global. Um currículo estruturado em disciplinas tem possibilitado ao aluno uma visão fragmentada, principalmente ao pré-adolescente e adolescentes que ainda não tem os mecanismos de apresentação da abstração totalmente desenvolvidos.

Objetivando garantir o processo de apreensão global do conhecimento e o seu acompanhamento por quem o possibilita, o Projeto Pedagógico do Colégio Notre Dame, tendo em vista a interdisciplinaridade pelo aprendiz, está organizado de forma que permita:

  • a estruturação dos planos de curso em atividades, áreas de estudo e disciplinas de cada ano, em torno de um tema unificador;
  • o planejamento integrado de professores na organização do trabalho pedagógico, garantindo a atividade e o conteúdo de cada área/ disciplina, sem perder de vista os objetivos gerais da proposta e os temas unificadores;
  • a entrega prévia do plano de trabalho semanal aos envolvidos no estudo (professores e alunos);
  • o estudo dos conteúdos das matérias e das disciplinas do curso, pelos alunos, sob a orientação de cada professor habilitado;
  • a apresentação, através de exposições, texto-síntese, teste misto, (questões objetivas e dissertativas) e seminários, pelos alunos, da situação de aprendizagem que foi vivenciada em cada semana, de forma interrelacionada ao tema proposto nas diversas áreas do conhecimento (matéria/ disciplina);
  • a análise da produção semanal dos alunos (exposições, texto-síntese, teste misto e/ou seminários) com base em critérios previamente definidos e divulgados aos participantes do trabalho.

O registro escrito e as apresentações orais da compreensão global do aprendiz são instrumentos eficientes de análise da compreensão do processo vivenciado – COMO FOI APRENDIDO PELO ALUNO, O QUE FOI ESTUDADO/ VIVIDO.

A avaliação é parte integrante do processo. Instrumentos outros, específicos de cada unidade de estudo, são utilizados pelos professores, em cada disciplina, principalmente no Ensino Fundamental.

Às sextas-feiras, em horários e dias definidos, sob a orientação de um professor, o aluno elabora o Texto-Síntese, do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° Ano do Ensino Médio.

INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.

 

grafico critérios 2

Em seguida, o autor desenvolve o pensamento inicial, apresentando exemplos, opiniões (suas e de outras pessoas), fatos, elementos, etc. É o DESENVOLVIMENTO. Ele é a maior parte do texto.

E, por último, o autor chega ao final do texto. Faz uma retomada do assunto inicial, apresenta as conclusões (suas e/ ou de quem abordou no corpo do texto) e dá um fechamento ao texto. Essa parte é chamada de CONCLUSÃO.

A cada critério atendido serão atribuídos 2(dois pontos), perfazendo um total de 10 pontos.

O Teste Misto é um instrumento de avaliação, construído a partir do tema unificador (mensal/ bimestral), com todos os conteúdos estudados nas matérias, no período a que se refere (mês ou bimestre).

Ele é constituído de uma apresentação, abordando o tema unificador, e de partes específicas de cada disciplina, com questões objetivas e dissertativas sobre os conteúdos estudados, tentando evidenciar a relação com o tema.

A aplicação das partes poderá ser em vários dias, em horários diferentes, conforme o calendário divulgado.

Cada parte, com questões de cada disciplina, vale 10 pontos, distribuídos conforme a natureza das questões e do conteúdo abordado e é avaliada pelo professor responsável pela disciplina. O aluno poderá ficar, portanto, com notas diferentes nas disciplinas.

O Seminário é a apresentação de um estudo, de forma interdisciplinar, por grupos de alunos, sob a orientação da equipe de professores da série, previamente planejado.

No seminário, são apresentados, oralmente e por escrito, os conteúdos estudados durante um período específico, podendo haver questionamento/ perguntas da equipe de professores responsável pela avaliação.

Em 2015, o trabalho no Colégio Notre Dame está estruturado tendo como referência o tema geral: “SAÚDE DO PLANETA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”. Em cada mês, os estudos se voltarão para aspectos desse tema geral, analisando o momento atual, em diferentes enfoques, conforme os temas e sub-temas apresentados a seguir.

“Saúde do Planeta e Alimentação Saudável”

 

Janeiro – Tema Mensal: Planeta Terra, nossa casa.

  •  26 a 31 – Aspectos geográficos

Fevereiro – Tema Mensal, Planeta Terra, nossa casa.

  • 02 a 07 – Aspectos geográficos (continuidade)
  • 09 a 14 – Biodiversidade, variedade de vida
  • 16 a 21 – Mudanças climáticas
  • 23 a 28 – Pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico

Março – Tema Mensal: Sustentabilidade ambiental.

  • 02 a 07 – Desenvolvimento sustentável
  • 09 a 14 – Ações ambientais sustentáveis
  • 16 a 21 – Energias renováveis
  • 23 a 28 – Biossegurança

Abril – Tema Mensal: Sustentabilidade Social.

  • 30/03 a 04/04 – Países do Norte e Países do Sul
  • 06 a 11 – Equilíbrio e bem estar da sociedade
  • 13 a 18 – Qualidade de vida
  • 20 a 25 – Geração de emprego e renda: agricultura familiar
  • 27/04 a 02/05 – Ações sociais sustentáveis

Maio – Tema Mensal: Sustentabilidade econômica.

  • 04 a 09 – Capitalismo e Blocos Econômicos
  • 11 a 16 – Economia ecológica
  • 18 a 23 – Economia verde
  • 25 a 30 – Consumo consciente

Junho – Tema Mensal: O alimento nosso de cada dia.

  • 01 a 06 – A história do alimento
  • 08 a 13 – A nova pirâmide alimentar
  • 15 a 20 – Alimento inorgânico, alimento orgânico e alimento industrializados

Agosto – Tema Mensal: Saúde, alimentação e bem estar.

  • 03 a 08 – Somos o que comemos
  • 10 a 15 – Alimentação equilibrada e atividade física
  • 17 a 22 – Educação alimentar: formação de hábitos alimentares
  • 24 a 29 – Obesidade, distúrbios alimentares e alimentação saudável

Setembro – Tema Mensal: Segurança de alimentos e segurança alimentar

  • 31/08 a 04/09 – Nutrição e sustentabilidade
  • 07 a 12 – Segurança de alimentos
  • 14 a 19 – Segurança alimentar
  • 21 a 26 – Alimentos transgênicos

Outubro – Tema Mensal: Disponibilidade de alimentos e água.

  • 28/09 a 03/10 – Contradições no alimento e sua disponibilidade
  • 05 a 10 – Água, bem comum e econômico
  • 12 a 17 – Acesso ao alimento e à água
  • 19 a 24 – Educação ao não desperdício de alimentos e água
  • 26 a 31 – Alimentação alternativa

Novembro – Tema Mensal: Alimentação é cultura.

  • 02 a 07 – O alimento na arte: da representação do alimento na arte à arte de comer
  • 09 a 14 – A arte da cozinha: alimentação no ocidente / no Brasil
  • 16 a 21 – A arte da cozinha: a alimentação no oriente

Há mais de 27 anos o Colégio Notre Dame tem tido êxito nessa sua experiência. Os alunos apropriam-se da habilidade de olhar/compreender qualquer fenômeno/fato sobre os diversos enfoques científicos. Agora, a interdisciplinaridade, no currículo escolar, é Lei Federal! É importante, para a Equipe de Educadores do Colégio Notre Dame ter contribuído com estratégias eficientes na operacionalização da temática. Estamos à disposição para a troca de experiências. Em frente, sempre!


*Licenciada em Letras; Mestra em Educação; Diretora Pedagógica do Colégio Notre Dame.